29.4.08

LIÇÃO 9 - VOCÊ SE CONSIDERA UM EMPREENDEDOR?

Exemplo de empreendedor na bíblia: história de José.
Abaixo, reunimos algumas questões importantes, que o ajudarão a se auto-avaliar.

Você tem confiança no seu taco? Porque, se você mesmo tem dúvida sobre sua capacidade de implementar projetos, então dificilmente alguém terá confiança plena em relação ao seu desempenho.
O teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus, o que já fizeste para nós. Salmos 68:28
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13

Está realmente a fim de fazer sacrifícios? Afinal, se você realmente quer ter êxito, terá de ir além. Precisará quebrar regras, correr riscos. Do contrário, não será inovador. Será apenas mais um na multidão.
”NO PAIN, NO GAIN”. O próprio Deus nos deu esse exemplo: Deu o seu próprio filho para poder receber a nossa vida e o nosso louvor.

Sabe lidar com imprevistos? Se você é do tipo que entra em pânico quando surge algum imprevisto no meio do caminho, tenha muito cuidado. Abrir um negócio próprio pode fazer mal até à sua saúde.Faça as coisas com amor. A bíblia nos ensina que o verdadeiro amor lança fora todo o medo.

Você toma decisões com facilidade e rapidez? Certamente, terá uma série de questões que exigirão habilidade e velocidade para ser resolvidas. Portanto, se você é do tipo que procrastina, cuidado.

Sabe farejar oportunidades? Uma característica típica do empreendedor é que ele vê oportunidades em tudo e é extremamente questionador. Em uma tempestade a maioria das pessoas busca o abrigo, o homem de sucesso constrói um moinho...”
A visão é a matéria prima da criação, é a matéria prima de um milagre. Deus opera através de uma visão.
Você tem gás? Esse ingrediente é fundamental. Ninguém sabe ao certo quando uma boa oportunidade surgirá. Dessa forma, é preciso estar sempre pronto.

Está disposto a liderar pelo exemplo? Como líder, você terá de conquistar a confiança de sua equipe e dar o suporte que ela precisa. ?A pior coisa que pode acontecer a uma empresa é quando os funcionários perdem a confiança no líder mas continua a ir trabalhar?, disse Ric Fulop, CEO da Broadband2 Wireless, num seminário realizado pela Escola de Negócios de Harvard.
Na verdade, o que motiva a maioria dos empreendedores, tanto os funcionários quanto os donos do negócio, não é apenas o sucesso profissional e financeiro. A maior fonte de satisfação está no desenrolar do trabalho, no dia-a-dia, nas descobertas. Esteja no aprendizado contínuo.

22.4.08

LIÇÃO 8 - COMO ENCARAR UM NOVO CAMINHO PARA OS SEUS NEGÓCIOS

(Josué 3:1-5) Muitos empresários dizem que para sobreviver no mundo dos negócios, tem que “fazer caixa dois”, ou mesmo sonegar imposto, pois se não o fizer seu negócio “quebra”. Outros já dizem que mudanças só servem para atrapalhar.

Introdução
Israel se deparou com uma situação desconhecida nesta história. Aqui estão Seis conselhos para encarar o desconhecido:
I. Encare-o calmamente
A - Israel não sabia a direção - eles tiveram que agir passo a passo.
A.1. Abraão saiu pra uma terra que não conhecia - Gênesis 12.1(imigração )
B - Fique calmo se você está indo na direção certa
C - Qualquer medo, pânico, etc. não vai mudar o futuro

II. Encare-o com submissão
A - Aquele foi o caminho escolhido para Israel por Deus
B - Se você é um filho de Deus, não é você quem indica o caminho
B.1. Mude o que você consegue mudar
B.2. Aceite o que você não consegue mudar como sendo de Deus
C - Este capítulo está cheio de mandamentos assim como está também a conquista inteira
D - Ouvir e prestar atenção são duas maneiras de encarar o desconhecido
D.1. Nós temos todas as instruções para o que for que precisarmos
D.2. Nós temos que decidir ouvir à Palavra do Senhor e obedecê-la

III - Encare-o com expectativa
A - Deus tinha boas coisas preparadas para Israel
B - Deus tem boas coisas preparadas para você
B.1. Você experimentará a presença do Senhor
B.2. Quanto maiores às provações, maior a operação do Senhor
B.3. Mesmo que venham novas provações, elas provavelmente terminarão com as provações antigas

IV - Encare-o confiantemente
A - Israel tinha a certeza da presença e poder de Deus
A.1. Veja a função da arca
A.2. Veja a organização da arca - Deus não precisou que o protegessem; ele estava comprometido com a proteção deles
B - Algumas coisas pra lembrar
B.1. O caminho é novo pra você, mas não pra Deus. Passado, presente e futuro são palavras humanas
B.2. O caminho é novo pra você, mas outros já passaram por o que você está passando
B.3. A presença de Deus vai com você, mais certamente do que com os outros
C - Neste mundo vamos sofrer - João 16: 33

V - Encare-o agressivamente
A - Israel estava sofrendo mudanças enormes naquele momento
A.1. Eles não eram guerreiros - eles tinham sido servos e depois itinerantes
A.2. Eles tinham que saber a guerrear, e só sabiam perambular
B - Se o seu caminho envolve crescimento, ele envolve mudança
B.1. Seja o que vier, é mandado pelo Senhor para o seu crescimento
B.2. Vá pelo caminho passo a passo, confiando no Senhor
(Josué lutou por sua terra)

VI - Encare-o alegre e entusiasticamente
A. Israel não chegou a este ponto
A.1. Eles deveriam estar alegres por sair do deserto
B. Encare o desconhecido com estas certezas
B.1. Suas dificuldades serão superadas ou
B.2. Você receberá forças para lidar com as provas
B.3. "Este é o dia que fez o Senhor..."

Conclusão
Israel recebeu o mandamento de "se santificar". A melhor forma de encarar qualquer incerteza é comprometermo-nos com ele e sua Palavra.

15.4.08

LIÇÃO 7 - COMO INFLENCIAR AS PESSOAS NOS NEGÓCIOS

(2 Timóteo 2:22-25)“22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 23E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 24E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,...”.

No mundo dos negócios a maioria das pessoas busca incessantemente a fórmula para influenciar as pessoas ao seu redor. Seja seus funcionários, seja algum cliente em potencial, seja seu superior ou mesmo alguma pessoa que lhe traga reforço para sua auto-estima. No conhecimento secular vemos “gurus” das diversas áreas da administração moderna e recursos humanos surgirem como os ícones do conhecimento, trazendo fórmulas de comportamento que logo após algum tempo caem em desuso na mesma velocidade com que surgiram.

Podemos ver na bíblia sagrada, o melhor e mais eficiente exemplo de todos de como influenciar pessoas. No ministério de Jesus Cristo podemos notar algumas características fundamentais: Preparou-se 30 anos para um ministério de três. Ministério tal, que mesmo sem internet, avião, automóvel, canais de televisão, rádio etc. conseguiu influenciar as pessoas ao seu redor e dividiu a história pela metade.

No livro de Paulo á Timóteo observamos que estas características citadas são exatamente as características que o Mestre Jesus utilizou em seu ministério e que Paulo tratava em relação ao ministério de Timóteo. Vejamos algumas :

1- “...segue a justiça”. Ser justo, imparcial nas tomadas de decisão sem favorecer ninguém (nem a si mesmo).

2-“..a fé”.Se as pessoas que você deseja que te sigam não souberem para onde você as quer levar, elas não te seguiram. Hebreus 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.Mostre claramente a missão e as metas de seu negócio para as pessoas que você deseja que te sigam.

3-“...o amor”. A bíblia nos ensina que o verdadeiro amor lança fora todo o medo e que não existe dom maior do que o amor. Se você quer influenciar alguém ame-o como a si mesmo, ame seu negócio e faça todas as coisas com prazer. Palavras podem convencer algumas pessoas, porém o exemplo arrasta multidões.

4-“...paz”. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8. No mundo dos negócios a maioria dos empresários não pode recitar este vercículo. Você , como filho do Deus altíssimo não só recitará todos os dias , mas também mostrará para as pessoas que o cercam o por quê e como você pode recitá-lo todos os dias.

8.4.08

LIÇÃO 6 - COMPETÊNCIA É UMA DECISÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO
José é um profissional dedicado. Trabalhador, como se diz por aí. Levanta-se cedo e segue para o trabalho, subindo e descendo de ônibus diversos. “Boa praça”, sempre está disponível para um bate-papo e uma cerveja gelada com os amigos. Modesto em seus trajes, simples em seu vocabulário, sua abordagem está calcada em seu carisma, mais do que em seu conhecimento. Faltam-lhe respostas, sobram-lhe dúvidas. Chega tarde em casa, cansado, quase sem tempo para sua família. Ganha o suficiente para mantê-la com dignidade, mas a dificuldade está presente em sua vida. Porém, acredita que “com a ajuda de Deus, as coisas vão melhorar”.
João é um profissional igualmente dedicado. Bem sucedido, como se diz por aí. Levanta-se e com tranqüilidade toma seu café da manhã na presença da esposa e filhos. Leva-os à escola, em seu carro recém adquirido, saindo em visita aos seus clientes e fornecedores, previamente agendados. Carrega em seu notebook amplas informações sobre sua empresa, apenas para uma eventual consulta. Seus contatos contemplam a objetividade inerente aos negócios associada à descontração do diálogo sobre os mais variados assuntos, de política e futebol aos acontecimentos da novela na noite anterior. Em casa, janta em companhia da família, auxilia as crianças nos deveres escolares e planeja com a companheira o roteiro da próxima viagem de férias.

Um olhar sobre dois homens que podem guardar consigo apenas a similaridade de suas profissões. Duas versões da vida delineadas por caminhos opostos traçados por um único aspecto: competência.

À luz dos estudos do psicólogo de Harvard, David McClelland, apresento a seguir duas características inerentes ao comportamento de um profissional de destaque, diferenciado ante a “linha de montagem” comoditizada pelo mercado de trabalho a partir dos anos noventa.

1. Iniciativa e Acabativa
“Antes de iniciares a tarefa de mudar o mundo,dá três voltas na tua própria casa.” (Provérbio chinês)

Representa a capacidade de identificar e buscar oportunidades de negócios. Está associada ao comportamento proativo e, por conseguinte, em oposição imediata à hesitação (será mesmo que devo fazer?) e à procrastinação (será que posso fazer amanhã?).
O profissional dotado de iniciativa antecipa-se aos fatos, realizando atividades antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Conjuga os verbos “fazer”, “agir” e “executar”. Também sabe retirar-se de um negócio em decadência no momento certo, preservando os ganhos auferidos ou minimizando as perdas.
Por estar conectado com o mundo e sempre municiado de informações, aproveita situações conjunturais para atender com rapidez novas demandas ou nichos. E, como pioneiro, obtém resultados concretos e mais significativos antes dos demais. Surpreende, empolga, contagia e encanta.
Porém, a iniciativa hoje não viceja sozinha, mas deve estar acompanhada de seu par, a acabativa, neologismo para simbolizar a habilidade de finalizar tarefas iniciadas. Muitos são aqueles que iniciam atividades e que não as concluem. Projetos arquivados, livros lidos pela metade, conversas interrompidas sem conclusão, sonhos de toda uma vida abandonados como se fossem de uma única noite de verão.
Iniciar é preciso. Mas algo só termina, quando acaba.



2. Eficiência e Eficácia

“Se respeitar as pessoas como elas são, você poderá ser mais eficaz ajudando-as a se aperfeiçoarem.”
(John Gardner)

A eficiência pode ser definida como “fazer certo as coisas”. Está associada ao respeito às normas e padrões estabelecidos, à satisfação e à superação de expectativas. Um profissional com esta característica desenvolve maneiras de realizar uma atividade com menor custo e maior rapidez e qualidade superior. Seu oposto atende pelo nome de retrabalho, motivo pelo qual a eficiência implica fazer certo da primeira vez.

A eficácia, por sua vez, significa “fazer a coisa certa”. É uma medida vinculada ao resultado. Assim, um vendedor pode visitar uma dezena de clientes num dia, mostrando-se muito eficiente. Porém, se não fechar negócio algum, terá sido ineficaz.

As organizações costumam estimular a busca da eficiência por um processo mecânico e protocolar: pesquisas efetuadas, tabulações processadas e relatórios preenchidos passam a impressão de que o trabalho foi feito. É comum vermos líderes (ou seriam pseudo-líderes?) que solicitam aos membros de sua equipe informações variadas apenas para ocupar-lhes o tempo, sendo que o fruto daquele trabalho alimentará apenas pastas suspensas e arquivos mortos.

Já a eficácia, quando tomada isoladamente e como único fim, gera o que poderíamos cunhar como “Síndrome de Romário”, ou seja, pessoas com foco exclusivo no objetivo e sem qualquer atenção para com os processos. De fato, conseguem auferir resultado com impacto positivo nas estatísticas, mas muitas vezes o fazem combalindo o ambiente interno.

Procure, portanto, unir eficiência e eficácia. Conceda valor e conteúdo ao seu trabalho, adote os procedimentos necessários, defina indicadores adequados para mensuração e tenha foco no resultado. Mas lembre-se sempre de que há pessoas compartilhando de suas atividades e decisões em sua organização.

1.4.08

LIÇÃO 5 - COMO LIDAR COM A ANSIEDADE NOS NEGÓCIOS

Vamos levar em consideração que existam diversas fontes de estresse. Elas estão todas no Salmo 23. E os antídotos também estão no Salmo 23. O Salmo 23 é um dos salmos mais lidos e citados da Bíblia; ele nos apresenta como Deus realmente é. É uma autêntica fotografia de Deus. Nesta ministração vamos abordar talvez a maior causadora de estresse de todas: a Ansiedade. Nós todos temos ansiedades de estimação: finanças, trabalho, relacionamentos pessoais, casamento, filhos, saúde física, etc.
Ansiedade é algo problemático por três razões: ela é improdutiva, irracional e prejudicial.

Ela é improdutiva porque nunca produz coisa alguma; ela nunca resolve coisa alguma. É como se movimentar, mas sem sair do lugar. É como acelerar o motor do carro com o câmbio em ponto morto. Você faz bastante barulho, mas não vai a lugar algum. Ansiedade nunca resolveu qualquer tipo de problema. Ansiedade não pode alterar coisa alguma do nosso passado. Ansiedade não pode controlar o nosso futuro; ela serve apenas para tornar o nosso presente miserável. É improdutiva. É imprestável!

Ela é irracional. Ela amplifica seus problemas, tornando colinas em montanhas. Ela simplesmente faz com que os problemas pareçam cada vez maiores. O mais que você pensa a respeito de uma dificuldade, maior ela fica. Preocupar-se sobre algo que você não tem controle é inútil. Preocupar-se sobre algo que você tem controle é estupidez ... faça o que precisa ser feito e pronto. Em ambos os casos, não fique ansioso!

Ela é prejudicial. O organismo humano não foi feito para ficar ansioso; é contrário à sua natureza. Quando você fica ansioso você contrai úlceras, fica com dor nas costas, dor de cabeça, insônia. Não fomos criados para cultivar ansiedade. Plantas e animais não ficam ansiosos. A única criação de Deus que sofre de ansiedade são as pessoas. Nós ficamos ansiosos, mas não fomos criados para ficar ansiosos. A ansiedade nos torna infelizes e doentios. Em Inglês arcaico, a palavra usada para ansiedade era “estrangular” ou “sufocar.” É isso o que a ansiedade faz; ela estrangula, sufoca a nossa vida. Mas isso não é natural.

Ninguém é ansioso de nascença; é algo que se aprende. É necessário prática para se ficar bom nisso! A boa notícia é que se ansiedade é algo que se aprende, então ela pode ser desaprendida.
QUAL É O ANTÍDOTO PARA A ANSIEDADE

CONFIAR QUE DEUS VAI CUIDAR DE MIM

"O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta." (Salmo 23.1). Se eu creio que Deus vai cuidar de mim, eu não vou ficar ansioso. Como que o fato de tornar Deus o nosso pastor serve de antídoto contra estresse? Você precisa saber o que pastores fazem:

1. O pastor supre as necessidades. Provê alimentação, abrigo; as necessidades básicas da ovelha
2. O pastor protege. Ele defende contra inimigos e perigos.
3. O pastor guia. Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, sem saber pra onde ir.
4. O pastor corrige. Qualquer dificuldade ou problema que aparece, ele corrige.

O fato extraordinário é o seguinte: Deus tem prometido fazer essas quatro coisas por você, se você confiar nEle, se você convidá-Lo para ser o seu pastor. Ele diz “ Eu suprirei suas necessidades. Eu protegerei você. Eu dirigirei a sua vida. Eu farei a correção dos problemas na sua vida ... se você me conceder a oportunidade de ser o seu pastor.”
Isaías 40.11 “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo.” Deus está dizendo “Eu cuidarei de você, guiarei, protegerei, corrigirei. Eu vou lhe ajudar, se você me conceder a oportunidade de ser o seu pastor.”

Deus se torna ainda mais específico em Filipenses 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Isso não significa que Deus vai fazer todas as suas vontades. Há uma diferença entre necessidades e vontades. Se Deus fizesse todas as suas vontades, você seria a criatura mais egoísta do universo. Ele não vai satisfazer todas as suas vontades. Eventualmente, você ficaria descontente. Mas Deus está dizendo:
“Eu suprirei todas as suas necessidades.”

Deus está dizendo: “Eu suprirei.” Ele não está dizendo “talvez” ou “vou pensar a respeito” ou “possivelmente.” Isso significa que o caráter de Deus está em jogo aqui. Ele vai cumprir o que disse ou Ele é um mentiroso. Quando Deus faz uma promessa, Ele coloca o próprio caráter em jogo. Ou Ele cumpre o que prometeu, ou Ele é um mentiroso.

Deus está dizendo: “Eu suprirei todas…” Qual é a abrangência da palavra “todas”?
Contas a pagar? Prestações? Necessidades espirituais? Necessidades financeiras? Saúde física? Relacionamentos quebrados? Sim. Todas as necessidades. Se Deus promete suprir todas as suas necessidades, dar proteção, dar direção e corrigir os problemas na sua vida, será que sobra alguma coisa com que você possa se preocupar? Nada!

Uma vez que você adquire uma apólice de seguro, você não precisa se preocupar com as coisas asseguradas. Se alguma coisa acontecer, tudo o que estiver assegurado lhe será restituído. Na Bíblia existem mais de 7.000 promessas – essa é a cobertura que Deus coloca sobre a sua vida. Quando você se apropria dessas promessas, sobra alguma coisa com que ficar ansioso?

Se Jesus Cristo é o seu Pastor, ficar ansioso não é somente improdutivo, irracional e prejudicial – é desnecessário. Cultivar ansiedade é uma atitude ateísta. Equivale a dizer que Deus não irá cumprir o que Ele prometeu, que Ele não irá suprir as minhas necessidades e, portanto, eu terei que dar um jeito na situação. Cada vez que você fica ansioso, você está se comportando como um ateísta. Ansiedade é ateísmo na prática; é dizer que Deus não vai fazer o que Ele disse que faria.