15.4.08

LIÇÃO 7 - COMO INFLENCIAR AS PESSOAS NOS NEGÓCIOS

(2 Timóteo 2:22-25)“22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 23E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 24E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,...”.

No mundo dos negócios a maioria das pessoas busca incessantemente a fórmula para influenciar as pessoas ao seu redor. Seja seus funcionários, seja algum cliente em potencial, seja seu superior ou mesmo alguma pessoa que lhe traga reforço para sua auto-estima. No conhecimento secular vemos “gurus” das diversas áreas da administração moderna e recursos humanos surgirem como os ícones do conhecimento, trazendo fórmulas de comportamento que logo após algum tempo caem em desuso na mesma velocidade com que surgiram.

Podemos ver na bíblia sagrada, o melhor e mais eficiente exemplo de todos de como influenciar pessoas. No ministério de Jesus Cristo podemos notar algumas características fundamentais: Preparou-se 30 anos para um ministério de três. Ministério tal, que mesmo sem internet, avião, automóvel, canais de televisão, rádio etc. conseguiu influenciar as pessoas ao seu redor e dividiu a história pela metade.

No livro de Paulo á Timóteo observamos que estas características citadas são exatamente as características que o Mestre Jesus utilizou em seu ministério e que Paulo tratava em relação ao ministério de Timóteo. Vejamos algumas :

1- “...segue a justiça”. Ser justo, imparcial nas tomadas de decisão sem favorecer ninguém (nem a si mesmo).

2-“..a fé”.Se as pessoas que você deseja que te sigam não souberem para onde você as quer levar, elas não te seguiram. Hebreus 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.Mostre claramente a missão e as metas de seu negócio para as pessoas que você deseja que te sigam.

3-“...o amor”. A bíblia nos ensina que o verdadeiro amor lança fora todo o medo e que não existe dom maior do que o amor. Se você quer influenciar alguém ame-o como a si mesmo, ame seu negócio e faça todas as coisas com prazer. Palavras podem convencer algumas pessoas, porém o exemplo arrasta multidões.

4-“...paz”. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8. No mundo dos negócios a maioria dos empresários não pode recitar este vercículo. Você , como filho do Deus altíssimo não só recitará todos os dias , mas também mostrará para as pessoas que o cercam o por quê e como você pode recitá-lo todos os dias.