1.4.08

LIÇÃO 5 - COMO LIDAR COM A ANSIEDADE NOS NEGÓCIOS

Vamos levar em consideração que existam diversas fontes de estresse. Elas estão todas no Salmo 23. E os antídotos também estão no Salmo 23. O Salmo 23 é um dos salmos mais lidos e citados da Bíblia; ele nos apresenta como Deus realmente é. É uma autêntica fotografia de Deus. Nesta ministração vamos abordar talvez a maior causadora de estresse de todas: a Ansiedade. Nós todos temos ansiedades de estimação: finanças, trabalho, relacionamentos pessoais, casamento, filhos, saúde física, etc.
Ansiedade é algo problemático por três razões: ela é improdutiva, irracional e prejudicial.

Ela é improdutiva porque nunca produz coisa alguma; ela nunca resolve coisa alguma. É como se movimentar, mas sem sair do lugar. É como acelerar o motor do carro com o câmbio em ponto morto. Você faz bastante barulho, mas não vai a lugar algum. Ansiedade nunca resolveu qualquer tipo de problema. Ansiedade não pode alterar coisa alguma do nosso passado. Ansiedade não pode controlar o nosso futuro; ela serve apenas para tornar o nosso presente miserável. É improdutiva. É imprestável!

Ela é irracional. Ela amplifica seus problemas, tornando colinas em montanhas. Ela simplesmente faz com que os problemas pareçam cada vez maiores. O mais que você pensa a respeito de uma dificuldade, maior ela fica. Preocupar-se sobre algo que você não tem controle é inútil. Preocupar-se sobre algo que você tem controle é estupidez ... faça o que precisa ser feito e pronto. Em ambos os casos, não fique ansioso!

Ela é prejudicial. O organismo humano não foi feito para ficar ansioso; é contrário à sua natureza. Quando você fica ansioso você contrai úlceras, fica com dor nas costas, dor de cabeça, insônia. Não fomos criados para cultivar ansiedade. Plantas e animais não ficam ansiosos. A única criação de Deus que sofre de ansiedade são as pessoas. Nós ficamos ansiosos, mas não fomos criados para ficar ansiosos. A ansiedade nos torna infelizes e doentios. Em Inglês arcaico, a palavra usada para ansiedade era “estrangular” ou “sufocar.” É isso o que a ansiedade faz; ela estrangula, sufoca a nossa vida. Mas isso não é natural.

Ninguém é ansioso de nascença; é algo que se aprende. É necessário prática para se ficar bom nisso! A boa notícia é que se ansiedade é algo que se aprende, então ela pode ser desaprendida.
QUAL É O ANTÍDOTO PARA A ANSIEDADE

CONFIAR QUE DEUS VAI CUIDAR DE MIM

"O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta." (Salmo 23.1). Se eu creio que Deus vai cuidar de mim, eu não vou ficar ansioso. Como que o fato de tornar Deus o nosso pastor serve de antídoto contra estresse? Você precisa saber o que pastores fazem:

1. O pastor supre as necessidades. Provê alimentação, abrigo; as necessidades básicas da ovelha
2. O pastor protege. Ele defende contra inimigos e perigos.
3. O pastor guia. Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, sem saber pra onde ir.
4. O pastor corrige. Qualquer dificuldade ou problema que aparece, ele corrige.

O fato extraordinário é o seguinte: Deus tem prometido fazer essas quatro coisas por você, se você confiar nEle, se você convidá-Lo para ser o seu pastor. Ele diz “ Eu suprirei suas necessidades. Eu protegerei você. Eu dirigirei a sua vida. Eu farei a correção dos problemas na sua vida ... se você me conceder a oportunidade de ser o seu pastor.”
Isaías 40.11 “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo.” Deus está dizendo “Eu cuidarei de você, guiarei, protegerei, corrigirei. Eu vou lhe ajudar, se você me conceder a oportunidade de ser o seu pastor.”

Deus se torna ainda mais específico em Filipenses 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Isso não significa que Deus vai fazer todas as suas vontades. Há uma diferença entre necessidades e vontades. Se Deus fizesse todas as suas vontades, você seria a criatura mais egoísta do universo. Ele não vai satisfazer todas as suas vontades. Eventualmente, você ficaria descontente. Mas Deus está dizendo:
“Eu suprirei todas as suas necessidades.”

Deus está dizendo: “Eu suprirei.” Ele não está dizendo “talvez” ou “vou pensar a respeito” ou “possivelmente.” Isso significa que o caráter de Deus está em jogo aqui. Ele vai cumprir o que disse ou Ele é um mentiroso. Quando Deus faz uma promessa, Ele coloca o próprio caráter em jogo. Ou Ele cumpre o que prometeu, ou Ele é um mentiroso.

Deus está dizendo: “Eu suprirei todas…” Qual é a abrangência da palavra “todas”?
Contas a pagar? Prestações? Necessidades espirituais? Necessidades financeiras? Saúde física? Relacionamentos quebrados? Sim. Todas as necessidades. Se Deus promete suprir todas as suas necessidades, dar proteção, dar direção e corrigir os problemas na sua vida, será que sobra alguma coisa com que você possa se preocupar? Nada!

Uma vez que você adquire uma apólice de seguro, você não precisa se preocupar com as coisas asseguradas. Se alguma coisa acontecer, tudo o que estiver assegurado lhe será restituído. Na Bíblia existem mais de 7.000 promessas – essa é a cobertura que Deus coloca sobre a sua vida. Quando você se apropria dessas promessas, sobra alguma coisa com que ficar ansioso?

Se Jesus Cristo é o seu Pastor, ficar ansioso não é somente improdutivo, irracional e prejudicial – é desnecessário. Cultivar ansiedade é uma atitude ateísta. Equivale a dizer que Deus não irá cumprir o que Ele prometeu, que Ele não irá suprir as minhas necessidades e, portanto, eu terei que dar um jeito na situação. Cada vez que você fica ansioso, você está se comportando como um ateísta. Ansiedade é ateísmo na prática; é dizer que Deus não vai fazer o que Ele disse que faria.