12.5.08

LIÇÃO 11 - O PROPÓSITO DE DEUS PARA OS EMPRESÁRIOS

Toda autoridade constituída no mundo provém de Deus!!!
Nenhum acontecimento natural ou humano escapa ao controle e domínio de Deus. Até mesmo Satanás está submetido a Deus!
Todo empresário, cristão ou não, possui uma autoridade espiritual constituída por Deus.
Deus é soberano, e seus propósitos não podem ser frustrados: Jó 42:2 “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.

Sua autoridade espiritual não decorre do seu sucesso empresarial!!!
Muitos empresários ímpios e até satânicos adquirem riquezas extraordinárias. Como explicar que Deus tenha permitido que até mesmo pessoas más adquiram tantas riquezas?
Porque os pensamentos e o conhecimento de Deus são muito maiores do que os nossos. Is 55:8-9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

Por isto, não devemos jamais invejar o sucesso dos outros. Jesus nos alerta sobre isto em Mateus 20 (parábola dos trabalhadores da vinha).

A marca diferencial do empresário cristão é a consagração de toda a sua empresa aos mandamentos e à vontade de Deus. Sua vontade empresarial deve estar submissa à VONTADE DE DEUS.
Isto significa, na prática, que antes de celebrar negócios, contratos ou tomar decisões, o empresário cristão deve submeter à causa ao Senhor. Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha”.


Deus orienta o empresário cristão a exercer sua autoridade espiritual:
Com os empregados: Ef 6: 5 e 9
Com a família: Ef 5: 22 e 255
Com a nossa mente: Fl 4:8
E até com nossos inimigos ou concorrentes: Mt 5:44

Se assim procedermos em nossa vida, temos uma promessa de Deus que jamais falhará:
Dt 28: 1-2 “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra, e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus”.