27.5.08

QUANDO A MÃO DE DEUS AGE - LIÇÃO 13

Nossa vida espiritual, muitas vezes, é mais material do que imaginamos.
Uma das maiores dificuldades do cristão é saber até onde ele deve agir, e quando começa o agir de Deus.
Há situações na vida, em que você espera que Deus faça algo, quando, na verdade, é Deus que espera algo de você. Outras vezes, você age onde Deus deveria agir. Como saber quando termina nosso agir e começa o de Deus?

Primeiro: É PRECISO TER FÉ EM DEUS.
Veja o exemplo de Moisés em Êxodo 14.
O povo estava sendo perseguido pelos egípcios no deserto. Aos olhos humanos, a morte era certa. O exército mais poderoso da terra contra homens, mulheres e crianças desarmados.
Mas Moisés teve fé e disse ao povo:
13 (...) Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

Moisés não sabia o que Deus ia fazer. Mas ele tinha fé em Deus, e cria que Ele não iria abandonar seu povo.

Segundo: VOCÊ PRECISA FAZER A SUA PARTE.
Muitas vezes, ter fé não é suficiente. O cristão precisa fazer a sua parte. Moisés tinha fé, e esperava que Deus agisse naquele momento de aflição. Mas Deus também esperava que Moisés agisse, tanto que lhe disse:
15 (...) Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
Deus espera que os crentes marchem, progridam, tenham prosperidade.
Mas em momentos de provação ou dificuldade, nossa fé precisa produzir obras. É quando o sobrenatural e o natural estão em harmonia.
Deus disse a Moisés:
16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Deus espera atitudes e comportamentos concretos dos cristãos.
O fundamento do agir cristão é a obediência aos mandamentos de Deus:
Dt 28
1 E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.


Terceiro: DEUS AGE NO MUNDO FÍSICO
Deus agiu conforme as leis físicas que ele mesmo criou:
21 (...) e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

Se estiver no lugar que Deus quer, sua benção te alcançará. Obedeça a Palavra de Deus, e ela será o teu guia para alcançar a Vitória.